Pular para o conteúdo principal

"O ataque das portas"

"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mateus 16:18.


Como nós entendemos a parte desse versículo, quando diz  "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (no caso a igreja):

Cena 1:
Vários guerreiros acuados em um canto escuro e úmido.
- Cuidado! Vem uma porta muito poderosa nos atacar! Fujam!
Enquanto caminha na direção deles uma porta gigante e assustadora.
Nesse momento um corajoso diz:
- Calma! Essa porta não prevalecerá contra nós!

Agora, o que realmente o texto quer dizer:

Cena 2:
Vários guerreiros tentando invadir um castelo onde há uma porta muito grande e resistente.
- Vamos avançar! 
Grita o comandante.
- Mas senhor! Essa porta é muito resistente!
Responde assustado o jovem guerreiro. Mas o comandante brada em alta voz:
- Não tenham medo! iremos derruba-la! Essa porta não prevalecerá contra nós!

Nesse texto de Mateus 16, Pedro reconhece Jesus como o Cristo, filho de Deus e Jesus por sua vez faz uma analogia com o seu nome, que significa "Pedra", reconhecendo nele um pilar da igreja. No momento em que Jesus diz; "as portas do inferno não prevalecerão contra ela", está dizendo que a igreja irá saquear o inferno, ou seja, ganhará o terreno por ele ocupado, levando salvação as pessoas que são aprisionadas pelo pecado. Provavelmente Pedro também não entendeu no primeiro momento, só ficou mais claro depois do derramamento do Espírito Santo em atos 2.

Infelizmente o que vemos hoje são equívocos de alguns que esperam as pessoas virem a igreja para conhecer o caminho da salvação e a cura para a sua alma, isso também acontece porém nós é que deveríamos ser "a igreja" que leva a presença salvadora de Cristo Jesus, quebrando todas "as portas do inferno" na vida das pessoas. Nenhuma porta ataca pessoas, elas que atacam as portas! Ou então Jesus estaria fazendo uma comparação sem sentido o menor sentido.

Um evangelho genuinamente de Cristo não fica acuado em quatro paredes ou em um canto escuro, porém avança para subjugar as portas do inferno! 

Graça e paz! Derrube as prisões do pecado! Avance com fé!

Mario Henriques. 

Contato: mariodalelena@gmail.com - henriquesmario2803@gmail.com
Canal no You Tube: https://youtu.be/1IIQQFU-ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: @mariodalelena



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Permanecer Igreja

“Não fostes vós que me escolhestes Amim; pelo contrario, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. João 15.16 Nos versículos iniciais deste capítulo, Jesus deixa bem claro a condição para o crescimento e a geração de frutos: “... estar nele...” De outra forma, a conseqüência será: ser “cortado e lançado fora”. Uma introdução bem dura para quem desejava falar da importância do amor e do cuidado um pelo outro. Mas era necessária tal palavra, afinal Ele estava preparando os seus seguidores para uma caminhada desafiadora e que precisariam “andar com suas próprias pernas”. O “Ide” de Jesus continua soando em nossos ouvidos e junto ao “ide” o plantar e o cuidar. Veremos estes três pilares e com eles trabalharemos com o propósito de fazer com que os frutos alcançados até aqui, permaneçam! O Ir, o Plantar e o Cuidar. O Ir No capítulo 4. 34-

Ossos

" E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes" Ezequiel 37: 3. Segundo o Dr. Drauzio Varella, casos de  Osteoporose  estão relacionados na maioria das vezes com o envelhecimento, sendo necessário para a prevenção ingerir cálcio, tomar sol e praticar exercícios. Com a saúde espiritual é a mesma coisa, temos que nos alimentar da palavra de Deus, absorver seus ensinamentos e praticá-los diariamente, com o principal objetivo de prevenir "quedas". O salmista Davi diz em Salmos 32:3 que "enquanto se calou, seus ossos envelheceram", fazendo uma alusão ao fato de trazer o mal sobre si  enquanto não confessava seus pecados. No caso do texto do profeta Ezequiel já há uma referência clara sobre a restauração do povo de Israel, um povo que já havia se dispersado pelo sofrimento, guerras e tantas outras situações que os afastaram da presença de Deus. Mas quando estamos mortos ainda tem jeito? A resposta corret

Incansáveis

"Mas o justo viverá da fé, e se ele recuar, nele não tem prazer a minha alma. mas nós não somos daqueles que retrocedem para a perdição; mas dos que tem a fé para a salvação da alma." Hebreus 10:38-39 "Senhor, por favor! Me ajude a salvar mais um!" Essa frase me impactou demais ao assistir o filme "Até o ultimo homem (Hacksaw Ridge)." Me fascinou demais ver um homem que não abriu mão de lutar para salvar a vida do máximo de soldados possíveis durante a segunda guerra, apesar de estar esgotado fisicamente, não exitou em permanecer no campo de batalha, movido pela fé em Deus, salvando cerca de 75 homens. Obs. Filme dirigido por Mel Gibson, baseado em fatos reais.  Ficar impactado é muito fácil, porque a história é envolvente e emocionante, o difícil é querer ser um Desmond T. Doss, hoje é bem mais fácil sentar no último banco da igreja, fazer uma cara de "santidade" e voltar feliz para a sua casa porque já pediu a sua benção e cumpriu seu ritu