Pular para o conteúdo principal

Esconderijo


Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Juízes 6: 11.

Uma das brincadeiras que eu mais gostava na minha infância era "Pique esconde", na qual uma pessoa tapava os olhos e contava até dez ou mais enquanto as outras se escondiam, vencia quem conseguisse chegar até o ponto de início sem ser visto e batesse na parede. Assim como na brincadeira, Gideão estava escondido malhando trigo em um lugar feito para amassar uvas, com o objetivo de não ser encontrado pelos midianitas, não porque estava se divertindo, mas porque tinha medo, também se sentia muito incapaz de fazer algo para mudar a situação de seu povo.

Durante certo tempo eu me sentia da mesma forma que Gideão,  pois até os 21 anos aproximadamente, me escondia "atrás da música", afinal Deus havia me dado esse dom com generosidade de forma que eu poderia escolher que instrumento tocar porque tinha facilidade de aprendizado, mas ainda assim me sentia como Gideão se define no versículo 15, o menor dos menores e incapaz de fazer qualquer outra coisa que não fosse com música, eu quase nem abria a boca pra conversar, portanto falar em público muito menos.

O que eu entendo com a história de Gideão e a minha história é que, existe sim um tempo determinado para cada coisa, entretanto em alguns momentos é preciso se posicionar diante de Deus. Viver escondido pode parecer confortável e mais seguro, uma maneira discreta de estar em algum lugar sem ser notado, porém Deus tem mais para nós, muito mais do que imaginamos ou pensamos. Gideão acreditou quando foi chamado pelo Senhor de "varão valoroso", posicionou-se como um líder, mudou a história de seu povo e nunca mais teve que se esconder.

Pode até parecer clichê, mas Deus realmente tem algo especial para cada um de nós, isso não é exclusivo para alguns, a diferença está no posicionamento que nós tomamos em decidir sair do nosso esconderijo do comodismo, a famosa "zona de conforto. A transformação não acontece apenas pela ação exclusiva de Deus, por este motivo nós temos livre arbítrio e não somos "marionetes", a nossa decisão em obedece-lo fará toda a diferença.

Não tenha medo! O Senhor te capacitará! Saia já desse esconderijo, porque apesar de ninguém te ver Ele já te achou! (o seu nome) "Um, dois, três"!


Graça e paz em Cristo!
Mario Henriques

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: mario_henriquesm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando o Egito...Será??

" Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão". Gálatas 5:1. Você certamente já ouviu a expressão "O povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu do povo". Não é raro encontrarmos pessoas que já viveram uma vida de escravidão no pecado, mas que mesmo depois de libertas acabaram voltando a praticar os mesmo erros. O único problema é que na grande maioria das vezes só levamos em consideração os pecados que mais se destacam, tais como; vícios, criminalidade, maldades, assassinato e outros que achamos pecados de verdade, mas a "mentirinha, a fofoquinha, a briguinha" e tudo mais que colocamos no diminutivo, permanecem fazendo parte de nossas vidas diariamente, e isso também é jugo de servidão.  O apóstolo Paulo nos exorta a permanecermos firmes, dando a entender que o nosso esforço é parte do processo libertador, em outras palavras afirmando que Deus não transforma a vida de ningué...

Qual é a sua desculpa?

" Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás". Jeremias 1:6-7. Desculpas, desculpas e mais desculpas que não colam mais, porque quando se trata de um chamado de Deus tenha certeza de que ele sabe o que faz. Quando queremos evitar algo naturalmente inventamos uma boa desculpa não é mesmo? Nosso instinto de defesa aflora rapidamente, somos capazes até de fazer "caras e bocas" e até rola uma lágrima dramática se for necessário. Mas e spera aí! também não precisa se achar a pior pessoa do mundo! Quem nunca? O fato é que desde que o mundo é mundo as "desculpas esfarrapadas" são praticadas com fervor: - Adão: "A culpa é da mulher"! (Gen, 3:12). - Moisés: "Sou pesado de língua". (Êxodo 4:10).   - Gideão: "Minha família é a mais pobre e eu sou o menor de todos". (Juizes...