Pular para o conteúdo principal

Seguidores

"Quero dizer, com isso, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?"
1Coríntios 1:12‭-‬13


Muito comum hoje em dia se observar quantos seguidores temos nas redes sociais, mesmo que seja só por curiosidade. Quando Paulo deu essa bronca nos cristãos de Corinto é porque eles já haviam perdido completamente o foco de quem realmente deveriam seguir, mesmo havendo uma liderança que lhes servia de exemplo Jesus deveria ser o principal exemplo a ser imitado por eles.

Mas o que somos? Seguidores ou discípulos? O seguidor acompanha todos os eventos, postagens, "dá um like" em tudo que a pessoa a quem admira faz ou deixa de fazer e sabe quase tudo da vida dessa pessoa, mas provavelmente não pode te levar pra tomar um café na casa dela, porque é a apenas seguidor e não tem intimidade alguma com essa pessoa. Ao seguidor cabe apenas o papel de admirar e observar à distância, o mais próximo que chega é quando tira uma selfie ou pede um autógrafo.

O discípulo, diferente do seguidor, anda lado a lado com aquele que considera seu mestre e imita com todas as suas forças exatamente tudo o que ele faz, além de ser capaz de gerar outros discípulos, ele sabe quem é seu mestre porque simplesmente tem intimidade com ele e pode levar outros a alcançarem a mesma experiência. A capacidade do discípulo de compreender a vontade do mestre pode ser percebida apenas no olhar, como um pai que só de olhar para o filho já se faz entender.

Você gostaria de saber com  quem Jesus teve grande intimidade? Com certeza não foi com seus seguidores, mas certamente com seus discípulos, pois apesar de ter uma multidão que o seguia, só teve doze discípulos que estavam com ele sempre e não apenas quando precisavam receber uma benção, mas em todos os momentos.

É preciso decidir quem nós queremos ser, discípulos ou seguidores! Estamos buscando a presença do Senhor ou apenas seus "presentes"? Querermos intimidade ou ficar admirando e observando à distância, só nos aproximando de vez em quando para pedir? Já mencionei isso aqui uma vez, mas sinto o desejo de repetir; Não vamos confundir o Senhor com o "gênio da lâmpada" que existe apenas para conceder pedidos num passe de mágica, mas que possamos entender o quanto ele nos ama como um pai que busca e espera ter intimidade com seu filho.

Deus abençoe sua vida e gere em seu coração um desejo ardente de se tornar um verdadeiro discípulo!

Graça e paz em Cristo!
Mario Henriques

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: mario_henriquesm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pães e Peixes

Este é um tema emblemático relatado em Mateus, Marcos e João que deixa muito impactado quem lê, mas o que quero destacar não é o milagre da multiplicação, mas o milagre da generosidade de um menino que, provavelmente ofereceu o pouco que tinha em favor de todos. Importante destacar que havia uma multidão de quase cinco mil pessoas! Então eu te pergunto: Será que dessa galera toda ninguém tinha absolutamente nada? Honestamente, acredito que alguns tinham sim! As vezes achamos que  diante de uma multidão de problemas, não fará a menor diferença o pouco que podemos dar, mas não foi o que aquele menino pensou, é provável que tenha dito: "Aqui está o que tenho! É pouquinho mas pode ser que ajude"! Me arrisco a afirmar que Jesus não quis em nenhum momento fazer algo surreal, mas ensinar aos seus discípulos e a todos nós que NUNCA É POUCO o que doamos com o coração. A multiplicação se dá na DIVISÃO, o milagre está contido na generosidade do pouco doado e não apenas na quantid...

À deriva

" Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor." Mateus 9:36. Somos bombardeados com tantas coisas negativas, especialmente quando assistimos ao noticiário que além das nossas próprias preocupações temos as tragédias do dia a dia e ainda a tristeza de ver aqueles que deveriam defender nossos interesses, desviando o pouco que nós temos. A maldade do ser humano só aumenta a cada dia, ficamos tão perdidos e sem saber mais o que fazer, que nos sentimos como um barco em alto mar à deriva. Quando os acessórios do barco, como o leme, a vela ou especialmente o motor estão danificados, a única maneira de sair dessa situação desconfortável e aguardar o socorro. Quando estamos "à deriva" na vida espiritual, ficamos como ovelhas sem pastor, conforme foi citado no versículo 36 de Mateus 9, isso significa que perdemos o rumo, nos sentimos aflitos e desamparados, desacreditamos de ...