Pular para o conteúdo principal

Amor

"Meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." João 15:12.



O amor é um dom ou sentimento? A resposta é sim e não! Sim, se entendermos que é um dom que pertence apenas a Deus e a mais ninguém, também um sentimento que é expressado por aqueles que se deixam ser usados por Ele, mas  na verdade é um mandamento, algo determinado por Jesus aos seus discípulos e que se estende a nós, nada pode ser mais importante que obedece-lo, sabendo que sem esse amor todas as outras coisas que fizermos se tornam inúteis.

A palavra "ágape" , que significa "amor incondicional", não foi inventada por Jesus mas já era utilizada pelos gregos, ele apenas se apropriou dela para exemplificar o imenso amor de Deus por nós, um amor que não oprime, nem sufoca, que se preocupa muito mais em dar do que receber e que está sempre disposto a perdoar. O amor é tão essencial para a vida cristã que Jesus chegou a resumir todos os outros mandamentos apenas neste, demonstrando que nele está toda a essência do caráter de Deus.

Em Gálatas 5:22 estão as características de alguém que tem o fruto do Espírito em sua vida, na sequência; "Amor, Alegria , Paz , Longanimidade , Benignidade , Bondade ,  , Mansidão , Temperança ", como em uma bola de neve que vai crescendo cada vez mais assim é o amor vindo da parte de Deus, todas as outras virtudes são provenientes desse amor verdadeiro e a maneira de identificarmos a veracidade desse amor é pelas coisas geradas por ele.

"O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei." Romanos 13:10.

É incoerente quando uma pessoa tenta justificar um mal que tenha feito a alguém dizendo que foi por amor, pode ter sido qualquer outra coisa menos amor, pois não pode ser comparado com o sentimento humano, segundo o poeta Vinícius de Moraes, é quase uma paixão que tem prazo de validade, como ele diz: "Que seja eterno enquanto dure". No entanto o mais sublime amor de Deus nos cobre com sua misericórdia e graça, gerando em nosso íntimo uma "salada bem equilibrada" com alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança, e que dura para sempre.

Graça e paz! Deixa o amor de Deus te inundar todos os dias.

Lei também:
Alegria , Paz ,  , Temperança , Mansidão , Longanimidade , Bondade

Mario Henriques

Contato: henriquesmario2803@gmail.com / mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: mario_henriquesm







Comentários

  1. Respostas
    1. Acredito que a maioria aprendeu que é um dom, afinal há pessoas que são amorosas naturalmente, mas creio que essa naturalidade só pode vir de Deus e de nenhuma outra maneira.
      Obrigado pelo seu comentário! Será sempre bem vinda!❤

      Excluir

Postar um comentário

"Que sejam agradáveis as palavras da minha boca..." Sal.19.14

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando o Egito...Será??

" Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão". Gálatas 5:1. Você certamente já ouviu a expressão "O povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu do povo". Não é raro encontrarmos pessoas que já viveram uma vida de escravidão no pecado, mas que mesmo depois de libertas acabaram voltando a praticar os mesmo erros. O único problema é que na grande maioria das vezes só levamos em consideração os pecados que mais se destacam, tais como; vícios, criminalidade, maldades, assassinato e outros que achamos pecados de verdade, mas a "mentirinha, a fofoquinha, a briguinha" e tudo mais que colocamos no diminutivo, permanecem fazendo parte de nossas vidas diariamente, e isso também é jugo de servidão.  O apóstolo Paulo nos exorta a permanecermos firmes, dando a entender que o nosso esforço é parte do processo libertador, em outras palavras afirmando que Deus não transforma a vida de ningué...

Qual é a sua desculpa?

" Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás". Jeremias 1:6-7. Desculpas, desculpas e mais desculpas que não colam mais, porque quando se trata de um chamado de Deus tenha certeza de que ele sabe o que faz. Quando queremos evitar algo naturalmente inventamos uma boa desculpa não é mesmo? Nosso instinto de defesa aflora rapidamente, somos capazes até de fazer "caras e bocas" e até rola uma lágrima dramática se for necessário. Mas e spera aí! também não precisa se achar a pior pessoa do mundo! Quem nunca? O fato é que desde que o mundo é mundo as "desculpas esfarrapadas" são praticadas com fervor: - Adão: "A culpa é da mulher"! (Gen, 3:12). - Moisés: "Sou pesado de língua". (Êxodo 4:10).   - Gideão: "Minha família é a mais pobre e eu sou o menor de todos". (Juizes...