Pular para o conteúdo principal

Amor

"Meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." João 15:12.



O amor é um dom ou sentimento? A resposta é sim e não! Sim, se entendermos que é um dom que pertence apenas a Deus e a mais ninguém, também um sentimento que é expressado por aqueles que se deixam ser usados por Ele, mas  na verdade é um mandamento, algo determinado por Jesus aos seus discípulos e que se estende a nós, nada pode ser mais importante que obedece-lo, sabendo que sem esse amor todas as outras coisas que fizermos se tornam inúteis.

A palavra "ágape" , que significa "amor incondicional", não foi inventada por Jesus mas já era utilizada pelos gregos, ele apenas se apropriou dela para exemplificar o imenso amor de Deus por nós, um amor que não oprime, nem sufoca, que se preocupa muito mais em dar do que receber e que está sempre disposto a perdoar. O amor é tão essencial para a vida cristã que Jesus chegou a resumir todos os outros mandamentos apenas neste, demonstrando que nele está toda a essência do caráter de Deus.

Em Gálatas 5:22 estão as características de alguém que tem o fruto do Espírito em sua vida, na sequência; "Amor, Alegria , Paz , Longanimidade , Benignidade , Bondade ,  , Mansidão , Temperança ", como em uma bola de neve que vai crescendo cada vez mais assim é o amor vindo da parte de Deus, todas as outras virtudes são provenientes desse amor verdadeiro e a maneira de identificarmos a veracidade desse amor é pelas coisas geradas por ele.

"O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei." Romanos 13:10.

É incoerente quando uma pessoa tenta justificar um mal que tenha feito a alguém dizendo que foi por amor, pode ter sido qualquer outra coisa menos amor, pois não pode ser comparado com o sentimento humano, segundo o poeta Vinícius de Moraes, é quase uma paixão que tem prazo de validade, como ele diz: "Que seja eterno enquanto dure". No entanto o mais sublime amor de Deus nos cobre com sua misericórdia e graça, gerando em nosso íntimo uma "salada bem equilibrada" com alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança, e que dura para sempre.

Graça e paz! Deixa o amor de Deus te inundar todos os dias.

Lei também:
Alegria , Paz ,  , Temperança , Mansidão , Longanimidade , Bondade

Mario Henriques

Contato: henriquesmario2803@gmail.com / mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: mario_henriquesm







Comentários

  1. Respostas
    1. Acredito que a maioria aprendeu que é um dom, afinal há pessoas que são amorosas naturalmente, mas creio que essa naturalidade só pode vir de Deus e de nenhuma outra maneira.
      Obrigado pelo seu comentário! Será sempre bem vinda!❤

      Excluir

Postar um comentário

"Que sejam agradáveis as palavras da minha boca..." Sal.19.14

Postagens mais visitadas deste blog

Esconderijo

Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Juízes 6: 11. Uma das brincadeiras que eu mais gostava na minha infância era "Pique esconde", na qual uma pessoa tapava os olhos e contava até dez ou mais enquanto as outras se escondiam, vencia quem conseguisse chegar até o ponto de início sem ser visto e batesse na parede. Assim como na brincadeira, Gideão estava escondido malhando trigo em um lugar feito para amassar uvas, com o objetivo de não ser encontrado pelos midianitas, não porque estava se divertindo, mas porque tinha medo, também se sentia muito incapaz de fazer algo para mudar a situação de seu povo. Durante certo tempo eu me sentia da mesma forma que Gideão,  pois até os 21 anos aproximadamente, me escondia "atrás da música", afinal Deus havia me dado esse dom com generosidade de forma que eu po...

Qual é a sua desculpa?

" Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás". Jeremias 1:6-7. Desculpas, desculpas e mais desculpas que não colam mais, porque quando se trata de um chamado de Deus tenha certeza de que ele sabe o que faz. Quando queremos evitar algo naturalmente inventamos uma boa desculpa não é mesmo? Nosso instinto de defesa aflora rapidamente, somos capazes até de fazer "caras e bocas" e até rola uma lágrima dramática se for necessário. Mas e spera aí! também não precisa se achar a pior pessoa do mundo! Quem nunca? O fato é que desde que o mundo é mundo as "desculpas esfarrapadas" são praticadas com fervor: - Adão: "A culpa é da mulher"! (Gen, 3:12). - Moisés: "Sou pesado de língua". (Êxodo 4:10).   - Gideão: "Minha família é a mais pobre e eu sou o menor de todos". (Juizes...