Pular para o conteúdo principal

Mansidão

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15:1.



Certo dia, enquanto eu trabalhava fazendo a medição de abastecimento de água, ao chegar na penúltima casa ao final do meu trabalho em dia de sol de 40º, apertei a campainha mas não a ouvi tocar e por isso apertei mais duas vezes sem ouvir, mas nesse momento chegou a moradora e me tratou muito mal porque para ela pareceu provocação tocar várias vezes. Resisti por algum tempo as palavras duras que ela me dizia até que resolvi revidar, falando também de forma bem áspera com ela. Mostrei meu crachá para ela dizendo que não tinha medo de represálias e fui embora.

Quando eu estava a dois quarteirões da casa dela o Espírito Santo falou comigo em alto e bom som, iniciando agora uma discussão entre eu e Ele:
E.S. - Mario! Volta lá! (Com voz suave).
Eu - Não volto mesmo!
E.S. - Volta! Agora!
Eu - Mas não volto de jeito nenhum!
E.S - Mario, volta lá! (com voz ainda mais suave).
Eu - Tá bom, eu volto! Mas se aquela mulher me tratar mal novamente, alguma coisa vai dar muito errada!

Enquanto eu voltava fui me acalmando e ao chegar toquei apenas uma vez a campainha e aguardei. Quando a senhora chegou eu já fui me desculpando, mas ela cortou minha fala, dizendo que ela é quem me devia desculpas. Conversamos longamente e fizemos uma bela amizade,  tornando-se a melhor amizade de todo o roteiro que eu fazia. Todo final de ano ela fazia questão de me dar uma excelente gratificação, acompanhada sempre de um presente.

O que eu aprendi com isso? 
Que a mansidão pode vencer a raiva, as nossas palavras e ações quando são controladas pelo Espírito Santo, pode transformar a nossa vida e a vida das pessoas que nos cercam. Tive muita vergonha do que aconteceu anteriormente, mas depois passei a ter muito orgulho de como permiti que Deus transformasse aquela situação. As vezes coisas ruins acontecem para nos ensinar algo importante!

Graça e paz! Pense antes de falar mesmo que seja bem difícil, e peça ajuda ao Espírito Santo, Ele não vai te negar isso! Seja manso em nome de Jesus!

Leia também:

Alegria ,  , Temperança , Mansidão , Longanimidade , Bondade , Amor

Mario Henriques

Contato: henriquesmario2803@gmail.com / mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: mariodalelena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando o Egito...Será??

" Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão". Gálatas 5:1. Você certamente já ouviu a expressão "O povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu do povo". Não é raro encontrarmos pessoas que já viveram uma vida de escravidão no pecado, mas que mesmo depois de libertas acabaram voltando a praticar os mesmo erros. O único problema é que na grande maioria das vezes só levamos em consideração os pecados que mais se destacam, tais como; vícios, criminalidade, maldades, assassinato e outros que achamos pecados de verdade, mas a "mentirinha, a fofoquinha, a briguinha" e tudo mais que colocamos no diminutivo, permanecem fazendo parte de nossas vidas diariamente, e isso também é jugo de servidão.  O apóstolo Paulo nos exorta a permanecermos firmes, dando a entender que o nosso esforço é parte do processo libertador, em outras palavras afirmando que Deus não transforma a vida de ningué...

Esconderijo

Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Juízes 6: 11. Uma das brincadeiras que eu mais gostava na minha infância era "Pique esconde", na qual uma pessoa tapava os olhos e contava até dez ou mais enquanto as outras se escondiam, vencia quem conseguisse chegar até o ponto de início sem ser visto e batesse na parede. Assim como na brincadeira, Gideão estava escondido malhando trigo em um lugar feito para amassar uvas, com o objetivo de não ser encontrado pelos midianitas, não porque estava se divertindo, mas porque tinha medo, também se sentia muito incapaz de fazer algo para mudar a situação de seu povo. Durante certo tempo eu me sentia da mesma forma que Gideão,  pois até os 21 anos aproximadamente, me escondia "atrás da música", afinal Deus havia me dado esse dom com generosidade de forma que eu po...