Pular para o conteúdo principal

Mansidão

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15:1.



Certo dia, enquanto eu trabalhava fazendo a medição de abastecimento de água, ao chegar na penúltima casa ao final do meu trabalho em dia de sol de 40º, apertei a campainha mas não a ouvi tocar e por isso apertei mais duas vezes sem ouvir, mas nesse momento chegou a moradora e me tratou muito mal porque para ela pareceu provocação tocar várias vezes. Resisti por algum tempo as palavras duras que ela me dizia até que resolvi revidar, falando também de forma bem áspera com ela. Mostrei meu crachá para ela dizendo que não tinha medo de represálias e fui embora.

Quando eu estava a dois quarteirões da casa dela o Espírito Santo falou comigo em alto e bom som, iniciando agora uma discussão entre eu e Ele:
E.S. - Mario! Volta lá! (Com voz suave).
Eu - Não volto mesmo!
E.S. - Volta! Agora!
Eu - Mas não volto de jeito nenhum!
E.S - Mario, volta lá! (com voz ainda mais suave).
Eu - Tá bom, eu volto! Mas se aquela mulher me tratar mal novamente, alguma coisa vai dar muito errada!

Enquanto eu voltava fui me acalmando e ao chegar toquei apenas uma vez a campainha e aguardei. Quando a senhora chegou eu já fui me desculpando, mas ela cortou minha fala, dizendo que ela é quem me devia desculpas. Conversamos longamente e fizemos uma bela amizade,  tornando-se a melhor amizade de todo o roteiro que eu fazia. Todo final de ano ela fazia questão de me dar uma excelente gratificação, acompanhada sempre de um presente.

O que eu aprendi com isso? 
Que a mansidão pode vencer a raiva, as nossas palavras e ações quando são controladas pelo Espírito Santo, pode transformar a nossa vida e a vida das pessoas que nos cercam. Tive muita vergonha do que aconteceu anteriormente, mas depois passei a ter muito orgulho de como permiti que Deus transformasse aquela situação. As vezes coisas ruins acontecem para nos ensinar algo importante!

Graça e paz! Pense antes de falar mesmo que seja bem difícil, e peça ajuda ao Espírito Santo, Ele não vai te negar isso! Seja manso em nome de Jesus!

Leia também:

Alegria ,  , Temperança , Mansidão , Longanimidade , Bondade , Amor

Mario Henriques

Contato: henriquesmario2803@gmail.com / mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: mariodalelena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pães e Peixes

Este é um tema emblemático relatado em Mateus, Marcos e João que deixa muito impactado quem lê, mas o que quero destacar não é o milagre da multiplicação, mas o milagre da generosidade de um menino que, provavelmente ofereceu o pouco que tinha em favor de todos. Importante destacar que havia uma multidão de quase cinco mil pessoas! Então eu te pergunto: Será que dessa galera toda ninguém tinha absolutamente nada? Honestamente, acredito que alguns tinham sim! As vezes achamos que  diante de uma multidão de problemas, não fará a menor diferença o pouco que podemos dar, mas não foi o que aquele menino pensou, é provável que tenha dito: "Aqui está o que tenho! É pouquinho mas pode ser que ajude"! Me arrisco a afirmar que Jesus não quis em nenhum momento fazer algo surreal, mas ensinar aos seus discípulos e a todos nós que NUNCA É POUCO o que doamos com o coração. A multiplicação se dá na DIVISÃO, o milagre está contido na generosidade do pouco doado e não apenas na quantid...

À deriva

" Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor." Mateus 9:36. Somos bombardeados com tantas coisas negativas, especialmente quando assistimos ao noticiário que além das nossas próprias preocupações temos as tragédias do dia a dia e ainda a tristeza de ver aqueles que deveriam defender nossos interesses, desviando o pouco que nós temos. A maldade do ser humano só aumenta a cada dia, ficamos tão perdidos e sem saber mais o que fazer, que nos sentimos como um barco em alto mar à deriva. Quando os acessórios do barco, como o leme, a vela ou especialmente o motor estão danificados, a única maneira de sair dessa situação desconfortável e aguardar o socorro. Quando estamos "à deriva" na vida espiritual, ficamos como ovelhas sem pastor, conforme foi citado no versículo 36 de Mateus 9, isso significa que perdemos o rumo, nos sentimos aflitos e desamparados, desacreditamos de ...