Pular para o conteúdo principal

Sombra ou Fruto?

"Nisto é glorificado meu Pai, que deis muita sombra; e assim sereis meus discípulos." João 15:8

"...toda a árvore, pois, que não dá boa sombra, corta-se e lança-se no fogo." Lucas 3:9

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muita sombra; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5

"...porque pela sombra se conhece a árvore." Mateus 12:33

"...Porque não há boa árvore que dê má sombra, nem má árvore que dê boa sombra." Lucas 6:43

"...Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem sombra, e que a sombra de vocês permaneça." João 15:16



Há algo de errado com os textos acima! Deus não nos chamou e nem nos enviou para darmos sombra, Ele nos mandou dar FRUTOS! O fruto nada mais é do que algo produzido pela árvore que serve como alimento e sua semente serve para produzir novas árvores que darão novos frutos. Uma árvore mal cuidada, que não é podada, protegida e regada regularmente, dificilmente dará bons frutos. O fruto referido acima está relacionado a tudo de bom que uma "árvore" produz, porém vamos fazer um paralelo entre o "fruto" comparando com as coisas boas que Espírito Santo produz através de nós com a "sombra" que vamos comparar ao comodismo.

Quem não gosta de uma boa sombra, especialmente em dias de muito calor?? A sombra é algo legal, muito legal mesmo, mas fala sério! Gostamos muito mais das árvores pelos frutos que produzem! No terreno de nossa igreja havia uma mangueira que durou muitos anos, até que em certo momento começou a ser destruída por cupins, isso só foi descoberto tarde demais após notarmos a falta dos frutos. O resultado foi que tivemos que corta-la sem que pudéssemos salva-la apesar de ainda dar uma boa sombra.

Com a nossa vida espiritual é exatamente assim, começamos a dar bons frutos, achamos nossos frutos lindos, mas deixamos de buscar com intensidade a presença de Deus, deixamos de ler a palavra e achamos que já demos frutos suficientes e que por hora basta darmos uma boa sombra que já está bom, acabamos por deixar que o "cupim" do comodismo, da soberba, da auto - suficiência, da vaidade e da estagnação venha  nos consumir por dentro, de maneira silenciosa, as vezes quando chegamos a notar parece ser tarde demais para recuperar o vigor dessa "árvore".

No caso da mangueira não teve mais jeito, mas também houve uma goiabeira que tivemos que poda-la completamente a ponto de todos acharem que já tinha morrido, porém ela se recuperou e deu frutos ainda melhores do que antes. Esse provavelmente poderá ser o caso de podarmos a enfermidade espiritual e deixarmos que as mãos do lavrador Jesus nos torne uma "árvore" ainda melhor.

Deus nos chamou para darmos frutos, então vamos frutificar! A "sombra" do comodismo pode ser até confortável mas jamais será revigorante e tão maravilhoso como dar "frutos".

Graça e paz em Cristo Jesus!

Mario Henriques

Contato: mariodalelena@gmail.com - henriquesmario2803@gmail.com
Canal no You Tube: https://youtu.be/1IIQQFU-ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: @mariodalelena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pães e Peixes

Este é um tema emblemático relatado em Mateus, Marcos e João que deixa muito impactado quem lê, mas o que quero destacar não é o milagre da multiplicação, mas o milagre da generosidade de um menino que, provavelmente ofereceu o pouco que tinha em favor de todos. Importante destacar que havia uma multidão de quase cinco mil pessoas! Então eu te pergunto: Será que dessa galera toda ninguém tinha absolutamente nada? Honestamente, acredito que alguns tinham sim! As vezes achamos que  diante de uma multidão de problemas, não fará a menor diferença o pouco que podemos dar, mas não foi o que aquele menino pensou, é provável que tenha dito: "Aqui está o que tenho! É pouquinho mas pode ser que ajude"! Me arrisco a afirmar que Jesus não quis em nenhum momento fazer algo surreal, mas ensinar aos seus discípulos e a todos nós que NUNCA É POUCO o que doamos com o coração. A multiplicação se dá na DIVISÃO, o milagre está contido na generosidade do pouco doado e não apenas na quantid...

À deriva

" Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor." Mateus 9:36. Somos bombardeados com tantas coisas negativas, especialmente quando assistimos ao noticiário que além das nossas próprias preocupações temos as tragédias do dia a dia e ainda a tristeza de ver aqueles que deveriam defender nossos interesses, desviando o pouco que nós temos. A maldade do ser humano só aumenta a cada dia, ficamos tão perdidos e sem saber mais o que fazer, que nos sentimos como um barco em alto mar à deriva. Quando os acessórios do barco, como o leme, a vela ou especialmente o motor estão danificados, a única maneira de sair dessa situação desconfortável e aguardar o socorro. Quando estamos "à deriva" na vida espiritual, ficamos como ovelhas sem pastor, conforme foi citado no versículo 36 de Mateus 9, isso significa que perdemos o rumo, nos sentimos aflitos e desamparados, desacreditamos de ...