Pular para o conteúdo principal

Autoestima do adolescente cristão


"Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida." Isaías 43:4

Não é difícil encontrar alguém que se encontra em situação de baixa autoestima, com os juvenis não é diferente, até porque é uma fase da vida muito complexa onde eles estão buscando autoafirmação, são cada vez mais frequentes os que são filhos de pais separados, entre muitas outras coisas que podem levar a desvalorização de seu próprio "Eu".

Uma das coisas que mais tem acontecido é a questão do "bullying"  que parece não ter fim em nossas escolas em qualquer lugar do mundo. A baixa auto-estima pode levar a uma série de doenças físicas, psicológicas e espirituais, em alguns casos pode levar a doenças gravíssimas e até a morte. É bom pesquisar sobre este assunto e principalmente procurar ajuda médica, mas a ajuda que quero te oferecer vai além do que a medicina poderá te dar, pois é na cura da alma que encontramos a cura do corpo e da mente.

"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia." 2 Coríntios 4:16

Eu e você já somos vencedores, pois entre 200 e 500 milhões de espermatozoides apenas um conseguiu chegar e esse "um" é você hoje! Esse "um" sou eu hoje! Todos nós somos dotados de vários talentos, que deixamos enterrados porque não achamos importantes.

"Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno." 1 João 2:14 b.

Eu mal abria a boca pra falar até uns 22 anos de idade, passei toda a minha adolescência me escondendo atrás de uma guitarra, achando que essa era a minha missão e nada mais, nunca gostei de ser notado e por esse motivo colocava as roupas mais discretas possíveis e fazia de tudo pra que ninguém me visse, na verdade eu sofria de baixa auto-estima gerada pela ausência de meus pais. O Senhor Jesus transformou a minha vida e me adotou, e fez de uma pessoa limitada que eu era para alguém que está disponível a fazer o que Ele quiser que eu faça, seja ensinar, pregar, escrever, compor, ou simplesmente varrer um chão sujo.

"A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de alegria em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
Isaías 61:3  

Você e eu temos um valor muito grande pra Deus! Já está cancelado em nossas vidas toda palavra de derrota, fracasso ou humilhação que tenham lançado contra nós! Somos lindos, fortes, capazes e mais do que vitoriosos em Cristo Jesus! Amém.

Mario Henriques.

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pães e Peixes

Este é um tema emblemático relatado em Mateus, Marcos e João que deixa muito impactado quem lê, mas o que quero destacar não é o milagre da multiplicação, mas o milagre da generosidade de um menino que, provavelmente ofereceu o pouco que tinha em favor de todos. Importante destacar que havia uma multidão de quase cinco mil pessoas! Então eu te pergunto: Será que dessa galera toda ninguém tinha absolutamente nada? Honestamente, acredito que alguns tinham sim! As vezes achamos que  diante de uma multidão de problemas, não fará a menor diferença o pouco que podemos dar, mas não foi o que aquele menino pensou, é provável que tenha dito: "Aqui está o que tenho! É pouquinho mas pode ser que ajude"! Me arrisco a afirmar que Jesus não quis em nenhum momento fazer algo surreal, mas ensinar aos seus discípulos e a todos nós que NUNCA É POUCO o que doamos com o coração. A multiplicação se dá na DIVISÃO, o milagre está contido na generosidade do pouco doado e não apenas na quantid...

À deriva

" Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor." Mateus 9:36. Somos bombardeados com tantas coisas negativas, especialmente quando assistimos ao noticiário que além das nossas próprias preocupações temos as tragédias do dia a dia e ainda a tristeza de ver aqueles que deveriam defender nossos interesses, desviando o pouco que nós temos. A maldade do ser humano só aumenta a cada dia, ficamos tão perdidos e sem saber mais o que fazer, que nos sentimos como um barco em alto mar à deriva. Quando os acessórios do barco, como o leme, a vela ou especialmente o motor estão danificados, a única maneira de sair dessa situação desconfortável e aguardar o socorro. Quando estamos "à deriva" na vida espiritual, ficamos como ovelhas sem pastor, conforme foi citado no versículo 36 de Mateus 9, isso significa que perdemos o rumo, nos sentimos aflitos e desamparados, desacreditamos de ...