Pular para o conteúdo principal

Autoestima do adolescente cristão


"Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida." Isaías 43:4

Não é difícil encontrar alguém que se encontra em situação de baixa autoestima, com os juvenis não é diferente, até porque é uma fase da vida muito complexa onde eles estão buscando autoafirmação, são cada vez mais frequentes os que são filhos de pais separados, entre muitas outras coisas que podem levar a desvalorização de seu próprio "Eu".

Uma das coisas que mais tem acontecido é a questão do "bullying"  que parece não ter fim em nossas escolas em qualquer lugar do mundo. A baixa auto-estima pode levar a uma série de doenças físicas, psicológicas e espirituais, em alguns casos pode levar a doenças gravíssimas e até a morte. É bom pesquisar sobre este assunto e principalmente procurar ajuda médica, mas a ajuda que quero te oferecer vai além do que a medicina poderá te dar, pois é na cura da alma que encontramos a cura do corpo e da mente.

"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia." 2 Coríntios 4:16

Eu e você já somos vencedores, pois entre 200 e 500 milhões de espermatozoides apenas um conseguiu chegar e esse "um" é você hoje! Esse "um" sou eu hoje! Todos nós somos dotados de vários talentos, que deixamos enterrados porque não achamos importantes.

"Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno." 1 João 2:14 b.

Eu mal abria a boca pra falar até uns 22 anos de idade, passei toda a minha adolescência me escondendo atrás de uma guitarra, achando que essa era a minha missão e nada mais, nunca gostei de ser notado e por esse motivo colocava as roupas mais discretas possíveis e fazia de tudo pra que ninguém me visse, na verdade eu sofria de baixa auto-estima gerada pela ausência de meus pais. O Senhor Jesus transformou a minha vida e me adotou, e fez de uma pessoa limitada que eu era para alguém que está disponível a fazer o que Ele quiser que eu faça, seja ensinar, pregar, escrever, compor, ou simplesmente varrer um chão sujo.

"A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de alegria em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
Isaías 61:3  

Você e eu temos um valor muito grande pra Deus! Já está cancelado em nossas vidas toda palavra de derrota, fracasso ou humilhação que tenham lançado contra nós! Somos lindos, fortes, capazes e mais do que vitoriosos em Cristo Jesus! Amém.

Mario Henriques.

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Permanecer Igreja

“Não fostes vós que me escolhestes Amim; pelo contrario, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. João 15.16 Nos versículos iniciais deste capítulo, Jesus deixa bem claro a condição para o crescimento e a geração de frutos: “... estar nele...” De outra forma, a conseqüência será: ser “cortado e lançado fora”. Uma introdução bem dura para quem desejava falar da importância do amor e do cuidado um pelo outro. Mas era necessária tal palavra, afinal Ele estava preparando os seus seguidores para uma caminhada desafiadora e que precisariam “andar com suas próprias pernas”. O “Ide” de Jesus continua soando em nossos ouvidos e junto ao “ide” o plantar e o cuidar. Veremos estes três pilares e com eles trabalharemos com o propósito de fazer com que os frutos alcançados até aqui, permaneçam! O Ir, o Plantar e o Cuidar. O Ir No capítulo 4. 34-

Incansáveis

"Mas o justo viverá da fé, e se ele recuar, nele não tem prazer a minha alma. mas nós não somos daqueles que retrocedem para a perdição; mas dos que tem a fé para a salvação da alma." Hebreus 10:38-39 "Senhor, por favor! Me ajude a salvar mais um!" Essa frase me impactou demais ao assistir o filme "Até o ultimo homem (Hacksaw Ridge)." Me fascinou demais ver um homem que não abriu mão de lutar para salvar a vida do máximo de soldados possíveis durante a segunda guerra, apesar de estar esgotado fisicamente, não exitou em permanecer no campo de batalha, movido pela fé em Deus, salvando cerca de 75 homens. Obs. Filme dirigido por Mel Gibson, baseado em fatos reais.  Ficar impactado é muito fácil, porque a história é envolvente e emocionante, o difícil é querer ser um Desmond T. Doss, hoje é bem mais fácil sentar no último banco da igreja, fazer uma cara de "santidade" e voltar feliz para a sua casa porque já pediu a sua benção e cumpriu seu ritu

Sem porquês

" Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo". João 9:5-7 A nossa caminhada de fé é sempre seguida de situações que as vezes parecem bem estranhas ou fora de lógica, mas a maioria delas tem uma explicação depois, não exatamente um "por quê", mas um "para quê" aconteceu tal coisa. Certa vez ocorreu comigo algo que me deixou completamente sem entender os propósitos divinos para certa situação. Recebi de meu gerente na empresa onde trabalhava, a oportunidade de tirar minha habilitação para dirigir, mas embora houvesse entendido como uma grande benção de Deus, uma coisa que eu desejava muito, mas nem cogitava a possibilidade de ter, fui reprovado três vezes e até a data atual não sou habilitado.  Demorou um pouco para que eu assimilasse es