Pular para o conteúdo principal

Jesus é a videira


Cortar ou podar? O que o agricultor fará com o ramo?
Essa parte do texto de João 15 não damos muito destaque, afinal fala em "cortar" os ramos que não dão frutos e apenas "podar" os que estão dando frutos para que frutifiquem ainda mais.

Cortar:
Significa que ele será inutilizado, dispensado como "ramo", poderá ser qualquer coisa menos um ramo, ele não pode e não quer dar mais frutos, se conformou com o que fez até hoje e estacionou na sua zona de conforto. Em muitos casos passa todo o período da colheita sem que esse "ramo" dê sequer um fruto, este com certeza será cortado.

Podar: 
Significa que será apenas aparado para melhorar seu rendimento e assim produzir mais uvas. Esse ramo é o preferido do agricultor e bem cuidado por ele pois já deu muitos frutos, mas acredita que pode dar muitos mais pois sabe que sua capacidade de frutificar depende do cuidado do agricultor, o ramo só precisa suportar enquanto está sendo aparado.

Com qual deles você se parece? pergunta difícil hein?!

Nos versículos 4 e 5 diz que o ramo deve permanecer na parreira assim como nós devemos permanecer em Cristo para darmos frutos.

"Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim." João 15:4

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." João 15:5

Não podemos perder o foco, de Jesus é a glória e a honra e não nossa! Se depois de darmos bons frutos achamos que somos alguma coisa, estamos deixando de ser parte da "parreira" que é Jesus e dando ênfase as palavras de elogio estufando o peito para a nossa glória, então as coisas não acontecem mais e não entendemos o porque. Se arrependa agora mesmo e deixe o 'Agricultor Jesus" te podar para que volte a dar muitos frutos.

Graça e paz em Cristo Jesus.

Mario Henriques

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagran: mariodalelena



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Permanecer Igreja

“Não fostes vós que me escolhestes Amim; pelo contrario, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. João 15.16 Nos versículos iniciais deste capítulo, Jesus deixa bem claro a condição para o crescimento e a geração de frutos: “... estar nele...” De outra forma, a conseqüência será: ser “cortado e lançado fora”. Uma introdução bem dura para quem desejava falar da importância do amor e do cuidado um pelo outro. Mas era necessária tal palavra, afinal Ele estava preparando os seus seguidores para uma caminhada desafiadora e que precisariam “andar com suas próprias pernas”. O “Ide” de Jesus continua soando em nossos ouvidos e junto ao “ide” o plantar e o cuidar. Veremos estes três pilares e com eles trabalharemos com o propósito de fazer com que os frutos alcançados até aqui, permaneçam! O Ir, o Plantar e o Cuidar. O Ir No capítulo 4. 34-

Ossos

" E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes" Ezequiel 37: 3. Segundo o Dr. Drauzio Varella, casos de  Osteoporose  estão relacionados na maioria das vezes com o envelhecimento, sendo necessário para a prevenção ingerir cálcio, tomar sol e praticar exercícios. Com a saúde espiritual é a mesma coisa, temos que nos alimentar da palavra de Deus, absorver seus ensinamentos e praticá-los diariamente, com o principal objetivo de prevenir "quedas". O salmista Davi diz em Salmos 32:3 que "enquanto se calou, seus ossos envelheceram", fazendo uma alusão ao fato de trazer o mal sobre si  enquanto não confessava seus pecados. No caso do texto do profeta Ezequiel já há uma referência clara sobre a restauração do povo de Israel, um povo que já havia se dispersado pelo sofrimento, guerras e tantas outras situações que os afastaram da presença de Deus. Mas quando estamos mortos ainda tem jeito? A resposta corret

Incansáveis

"Mas o justo viverá da fé, e se ele recuar, nele não tem prazer a minha alma. mas nós não somos daqueles que retrocedem para a perdição; mas dos que tem a fé para a salvação da alma." Hebreus 10:38-39 "Senhor, por favor! Me ajude a salvar mais um!" Essa frase me impactou demais ao assistir o filme "Até o ultimo homem (Hacksaw Ridge)." Me fascinou demais ver um homem que não abriu mão de lutar para salvar a vida do máximo de soldados possíveis durante a segunda guerra, apesar de estar esgotado fisicamente, não exitou em permanecer no campo de batalha, movido pela fé em Deus, salvando cerca de 75 homens. Obs. Filme dirigido por Mel Gibson, baseado em fatos reais.  Ficar impactado é muito fácil, porque a história é envolvente e emocionante, o difícil é querer ser um Desmond T. Doss, hoje é bem mais fácil sentar no último banco da igreja, fazer uma cara de "santidade" e voltar feliz para a sua casa porque já pediu a sua benção e cumpriu seu ritu