Pular para o conteúdo principal

Couraça da Justiça

“Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça.” Ef. 6:13-14


Dias atrás, assistimos uma reportagem na TV, que relatava acerca de uma grande quantidade de coletes à prova de bala, que estavam amontoados ao chão e ao relento, como se tivessem sido ali descartados. Ficamos pensando que, naquela situação, para nada teriam utilidade, visto que a função dos mesmos é salvar vidas. Assim, como a falta de um colete em uma operação policial pode ser fatal, os cristãos também se tornam vulneráveis quando não estão cingidos (vestidos) com a couraça da justiça.

Na antiguidade, couraça era uma proteção de material duro e pesado, indo da cintura até o pescoço, protegendo tanto a frente quanto as costas dos soldados em combates.  Deste modo, o coração, o pulmão e intestinos eram preservados, pois certamente seria mais fácil resistir a uma flechada ou tiro na perna ou no braço, por exemplo, a sofrer qualquer impacto num dos órgãos vitais e sobreviver.

A couraça da Justiça é uma peça que compõe armadura de Deus, que tem por finalidade proteger, sobretudo o coração. Para que possa enfrentar as batalhas espirituais (lutas e tentações da vida), todo cristão deve estar revestido e protegido por ela. Lembrando ser Deus quem a dá a cada um, cabendo ao cristão lançar mão da mesma em todo tempo, pois encontra-se sempre a disposição. Inclusive é essencial ter em mente que a luta verdadeira e constante do cristão é contra: 1. Nossa própria carne (desejos)  2. O mundo (sistema instalado pelo mal) 3. O Diabo (nosso adversário)

 Na bíblia, a palavra “coração”, descreve a parte mais  interior da mente; ou seja,  o ser interior de um homem. Portanto, o que está em nosso coração, determina o que somos:  “Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas má do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”. Lc. 6:43-45

 A palavra de Deus é capaz de mudar o coração do homem, de dentro para fora. O cristão deve revestir-se da cobertura de Deus, através da sua palavra e ser transformado dia-a-dia, pois o maligno tenta a todo tempo lançar acusação sobre sua vida, mas nós já fomos justificados em Cristo e chamados para viver debaixo da sua graça e justiça:  “Portanto, agora nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus, que não andam  segundo a carne, mas seguindo o espírito.” Rm.8:1

Nosso coração (desejos) deve estar constantemente inclinado para a justiça de Deus, pois a nossa luta não é contra o homem (que por inúmeras vezes se deixa ser usado, nos atingindo e magoando), mas contra o príncipe das trevas e as hostes espirituais da maldade; suas tentações e ataques, na tentativa de destruir a relação com o Senhor de nossas vidas. Uma saída para estas investidas é estarmos revestidos da couraça da justiça, através da palavra: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem nos justifica.” Rm.8:33

Alguns dos benefícios da Couraça da Justiça:

1.        Protege áreas vulneráveis do nosso ser – São brechas, fraquezas e áreas frágeis na vida do cristão que merecem proteção: “Estejam alerta e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”. I Pe 5:8

2.        Fortalece o coração – À medida que vivemos segundo a vontade de Deus, temos o coração fortalecido e nos afastamos do pecado: “Para que Ele fortaleça o coração de vocês, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai...” I Tes.3:13

3.        Todos podem alcançá-la– A justiça de Deus é para todos e todos os que creem: “ Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,  justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,  pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.  Deus o ofereceu como sacrifício que desviava a sua ira, removendo o pecado mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;  mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” Rm.3:21-26

4.        Encoraja nosso espírito a prosseguir  – “Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos...”. Rm 8:15

Amados, nossas armas são poderosas em Deus! Não permitamos que Satanás lance dardos inflamados sobre nós e alcance nossos corações. Tenhamos foco, assim como um soldado na guerra! Nós devemos continuar firmes, seguros e preparados. Não devemos retroceder ou desistir, mas mantermos o coração limpo, livre do pecado, da mentira, da mesquinhez, da ira, da desonestidade. Quem vive uma vida indigna tem poucas chances de resistir ao diabo e a nossa maior proteção é uma vida em relacionamento íntimo com Deus.

A justiça deve permear a vida e os atos do cristão! Lancemos, pois, mão à couraça da justiça, tendo nossos corações blindados em Deus, porque Ele é fiel, nos fortalecerá e nos guardará em todo tempo.

Vilma Tavares.

Você também irá gostar de: Espada do Espírito Escudo da Fé

A admiração que tenho por minha amiga Vilma é infinita! Companheira de longa data e de muitas experiências abençoadoras que já compartilhamos juntos. Agradeço a Deus por essa amizade e por ainda caminharmos juntos na fé mesmo estando distantes!

Graça e paz em Cristo!
Mario Henriques

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: mario_henriquesm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Permanecer Igreja

“Não fostes vós que me escolhestes Amim; pelo contrario, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. João 15.16 Nos versículos iniciais deste capítulo, Jesus deixa bem claro a condição para o crescimento e a geração de frutos: “... estar nele...” De outra forma, a conseqüência será: ser “cortado e lançado fora”. Uma introdução bem dura para quem desejava falar da importância do amor e do cuidado um pelo outro. Mas era necessária tal palavra, afinal Ele estava preparando os seus seguidores para uma caminhada desafiadora e que precisariam “andar com suas próprias pernas”. O “Ide” de Jesus continua soando em nossos ouvidos e junto ao “ide” o plantar e o cuidar. Veremos estes três pilares e com eles trabalharemos com o propósito de fazer com que os frutos alcançados até aqui, permaneçam! O Ir, o Plantar e o Cuidar. O Ir No capítulo 4. 34-

Incansáveis

"Mas o justo viverá da fé, e se ele recuar, nele não tem prazer a minha alma. mas nós não somos daqueles que retrocedem para a perdição; mas dos que tem a fé para a salvação da alma." Hebreus 10:38-39 "Senhor, por favor! Me ajude a salvar mais um!" Essa frase me impactou demais ao assistir o filme "Até o ultimo homem (Hacksaw Ridge)." Me fascinou demais ver um homem que não abriu mão de lutar para salvar a vida do máximo de soldados possíveis durante a segunda guerra, apesar de estar esgotado fisicamente, não exitou em permanecer no campo de batalha, movido pela fé em Deus, salvando cerca de 75 homens. Obs. Filme dirigido por Mel Gibson, baseado em fatos reais.  Ficar impactado é muito fácil, porque a história é envolvente e emocionante, o difícil é querer ser um Desmond T. Doss, hoje é bem mais fácil sentar no último banco da igreja, fazer uma cara de "santidade" e voltar feliz para a sua casa porque já pediu a sua benção e cumpriu seu ritu

Sem porquês

" Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo". João 9:5-7 A nossa caminhada de fé é sempre seguida de situações que as vezes parecem bem estranhas ou fora de lógica, mas a maioria delas tem uma explicação depois, não exatamente um "por quê", mas um "para quê" aconteceu tal coisa. Certa vez ocorreu comigo algo que me deixou completamente sem entender os propósitos divinos para certa situação. Recebi de meu gerente na empresa onde trabalhava, a oportunidade de tirar minha habilitação para dirigir, mas embora houvesse entendido como uma grande benção de Deus, uma coisa que eu desejava muito, mas nem cogitava a possibilidade de ter, fui reprovado três vezes e até a data atual não sou habilitado.  Demorou um pouco para que eu assimilasse es