Pular para o conteúdo principal

Estar Igreja

Casa onde Jesus está o povo sabe o que é ESTAR IGREJA.

"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portasdo inferno não prevalecerão contra ela". Mateus 16:18



Philip Yancey em seu livro “Maravilhosa Graça”, publicado pela Editora vida, relata a história de uma prostituta, no capítulo de abertura. Leiamos:
“Uma prostitua veio falar comigo em terríveis dificuldades, sem lar, doente, incapaz de comprar comida para si e para a filha de dois anos de idade. Entre soluços e lágrimas, contou-me que estivera alugando sua filha – de dois anos de idade! – a homens interessados em sexo pervertido. Ela ganhava mais alugando sua filha por uma hora do que poderia ganhar ela mesma em uma noite. Tinha de fazê-lo, dizia, para sustentar o vício das drogas. Eu mal aguentava ouvir a sua sórdida história. Havia outra coisa, eu me sentia legalmente responsável – tenho de denunciar casos de abuso contra crianças. Mas aquele momento eu não tinha ideia do que dizer àquela mulher.                                                            
Finalmente, perguntei a ela se nunca havia pensado em ir a uma igreja para pedir ajuda. Nunca me esquecerei do olhar assustado que perpassou seu rosto. ‘Igreja!’, ela exclamou. ‘Por que eu iria a uma igreja? Eu já me sinto terrível o suficiente. Eles vão fazer que eu me sinta ainda pior.” (Philip Yancey – Maravilhosa Graça – Ed. Vida – 1997).
Por mais dura que pareça, a realidade dos nossos dias passa por esta história, vidas que poderiam estar na igreja aprendendo a ser igreja, preferem passar ao largo porque muitos dos que estão na igreja não são verdadeiramente igreja.
A diferença entre o SER e o ESTAR.
Em um trocadilho de palavras, podemos dizer:
Eu sou pai – eu estou pai: Ser pai é acompanhar, ser presente, amar, corrigir. Estar pai é chegar no final do dia, dar um beijo na testa do filho, mandar ele brincar e pedir que o filho não perturbe pois o pai está cansado do trabalho.
Eu sou filho – eu estou filho: Ser filho é você abraçar seus pais, acompanhar enquanto estão bem de saúde e também quando precisarem de algumas noites sua do lado deles. Levá-los para um passeio, visitá-los em suas casas. Estar filho é aparecer uma vez ao ano na casa dos pais, dar um beijo em cada um e sair em seguida com os amigos de infância. É ligar prá saber se estão bem e dizer que não vai poder visitá-los pois tem uma viagem com os amigos mas que vai mandar um dinheirinho no final do mês.
Eu sou esposo(a) – eu estou esposo(a): Ser esposo(a) é conhecer o gosto dele(a), admirar sua beleza, embora algumas rugas possam ter nascido no decorrer dos anos. É tirar um tempo juntos para namorarem como nos velhos tempos. É surpreender com um presente fora de qualquer data comemorativa. É sonhar junto, chorar junto e até brigar, mas por um propósito em comum. O estar esposo(a) é não dar mais a atenção que lhe é devida quando ele(a) põe uma roupa nova ou usa um perfume novo. É não elogiar aquele tempero que você já prova a tanto tempo, é desprezar a opinião dele(a) por achar que a sua é a mais importante.

No propósito do ESTAR IGREJA, a regra não sofre alteração.
O estar Igreja me leva a continuar a cultivar cada princípio que Deus colocou em meu coração quando decidi SER IGREJA.
“As grandes revoluções cristãs, não vêm por meio da descoberta de alguma coisa que não era conhecida antes, elas acontecem quando alguém aceita radicalmente uma coisa que sempre esteve aí”. (H. Richard Neibuhr – por Philip Yancey)
Não há nada de novo! Jesus provou os seus discípulos se eles realmente seriam ou estariam discípulos.
Quando Jesus está por ser anúncio aos céus, ele aparece aos seus discípulos dando a ordem para a evangelização, ou seja, Ele precisava saber em que momento o grupo se encontrava: Sendo discípulos ou estando discípulos: Se genuinamente o SER discípulos havia sido impregnado em suas vidas, a ordem seria cumprida. De outra forma, se durante todo o tempo eles apenas ESTAVAM discípulos, a ordem seria deixada de lado.
Leiamos o texto de Marcos 16.14-17:
“Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estava à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. (ELES ESTAVAM discípulos).
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado. Estes sinais hão de seguir aos que creem: em meu nome, expelirão demônios, falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma cousa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. (ELES ERAM discípulos). Por isso Jesus lhes deu estas ordens”.(acréscimos do autor)
Jesus disse que o inimigo não irá levar vantagem sobre sua Igreja! O que isto significa? A verdadeira Igreja de Jesus, aquela que cumpre o seu IDE de evangelizar e discipular os perdidos, terá esta promessa a seu favor. A questão é, se eu e você que dizemos que ESTAMOS IGREJA, de fato SOMOS IGREJA!
Conclusão
Enquanto nós, a Igreja, continuarmos de braços cruzados achando que a solução do mundo virá de qualquer outra fonte que não seja Deus, a Igreja está em sérios apuros! A Igreja verdadeira faz o que Jesus disse, pede, clama, intercede e busca o Espírito Santo como o bem mais precioso que ela precisa (Mateus 7:7-8)!
A Igreja verdadeira não pensa em receber, mas sim em dar, pois sabe que este é o principio divino! A Igreja verdadeira se preocupa mais em ser direcionada a Palavra e não em experiências espirituais vazias, que não levam a mudança alguma!
Enfim é tempo da Igreja verdadeira, que não fica limitada a seres humanos, se manifestar, que enxerga seu papel na sociedade como coluna e fundamento da verdade e que se posiciona a favor de Jesus Cristo custe o que custar!
O Ser Igreja e o Estar Igreja fazem uma ponte importante nesta caminhada.
Não há como ser Igreja sem Estar na Igreja e não há como Estar na Igreja se nem tão pouco saber o que é uma Igreja.

Em que estágio você se encontra? Quanto falta para você deixar de apenas Estar Igreja e se tornar genuinamente Igreja?
Medite, ore e até o próximo estudo quando falaremos sobre o PERMANECER IGREJA.

Pr. Vagner Freire

Leia também Ser igreja , Permanecer Igreja. Não perca a sequência de estudos! 

Graça e paz em Cristo Jesus!
Mario Henriques

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: mario_henriquesm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sem porquês

" Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo". João 9:5-7 A nossa caminhada de fé é sempre seguida de situações que as vezes parecem bem estranhas ou fora de lógica, mas a maioria delas tem uma explicação depois, não exatamente um "por quê", mas um "para quê" aconteceu tal coisa. Certa vez ocorreu comigo algo que me deixou completamente sem entender os propósitos divinos para certa situação. Recebi de meu gerente na empresa onde trabalhava, a oportunidade de tirar minha habilitação para dirigir, mas embora houvesse entendido como uma grande benção de Deus, uma coisa que eu desejava muito, mas nem cogitava a possibilidade de ter, fui reprovado três vezes e até a data atual não sou habilitado.  Demorou um pouco para que eu assimilasse es

Pães e Peixes

Este é um tema emblemático relatado em Mateus, Marcos e João que deixa muito impactado quem lê, mas o que quero destacar não é o milagre da multiplicação, mas o milagre da generosidade de um menino que, provavelmente ofereceu o pouco que tinha em favor de todos. Importante destacar que havia uma multidão de quase cinco mil pessoas! Então eu te pergunto: Será que dessa galera toda ninguém tinha absolutamente nada? Honestamente, acredito que alguns tinham sim! As vezes achamos que  diante de uma multidão de problemas, não fará a menor diferença o pouco que podemos dar, mas não foi o que aquele menino pensou, é provável que tenha dito: "Aqui está o que tenho! É pouquinho mas pode ser que ajude"! Me arrisco a afirmar que Jesus não quis em nenhum momento fazer algo surreal, mas ensinar aos seus discípulos e a todos nós que NUNCA É POUCO o que doamos com o coração. A multiplicação se dá na DIVISÃO, o milagre está contido na generosidade do pouco doado e não apenas na quantid

Ossos

" E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes" Ezequiel 37: 3. Segundo o Dr. Drauzio Varella, casos de  Osteoporose  estão relacionados na maioria das vezes com o envelhecimento, sendo necessário para a prevenção ingerir cálcio, tomar sol e praticar exercícios. Com a saúde espiritual é a mesma coisa, temos que nos alimentar da palavra de Deus, absorver seus ensinamentos e praticá-los diariamente, com o principal objetivo de prevenir "quedas". O salmista Davi diz em Salmos 32:3 que "enquanto se calou, seus ossos envelheceram", fazendo uma alusão ao fato de trazer o mal sobre si  enquanto não confessava seus pecados. No caso do texto do profeta Ezequiel já há uma referência clara sobre a restauração do povo de Israel, um povo que já havia se dispersado pelo sofrimento, guerras e tantas outras situações que os afastaram da presença de Deus. Mas quando estamos mortos ainda tem jeito? A resposta corret