Pular para o conteúdo principal

Palavra: Vida ou Morte

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." Provérbios 18.21



Conhece a palavra "Influencer"? É a pessoa que tem poder de influência sobre outras de maneira positiva ou negativa. Se tem algo que nos influencia diretamente é a PALAVRA! Além do versículo citado no início dessa postagem que evidencia o poder que há em nossa língua a ponto de afirmar que a morte e a vida estão no poder da língua, a Bíblia nos dá vários exemplos sobre essa afirmação.

Tiago 3.1-12 faz várias referências ao poder desse pequeno membro dando adjetivos como: "fogo, mundo de maldades, veneno, mal que não se pode frear, fonte de água doce e amarga", mostrando apenas alguns aspectos. Entretanto a palavra já demonstrava seu poder desde a criação do mundo, em Gênesis 1.3 "Disse Deus: Haja luz, e houve luz." e em Mateus 4.4 Quando Jesus foi tentado, disse que "nem só de pão viverá o homem mas de toda a PALAVRA  que sai da boca de Deus", em Mateus 12.37 diz que seremos justificados ou condenados pelas nossas palavras.

E aí? Deu ruim ou deu bom? Se não buscarmos em Deus referências para tirarmos bom proveito daquilo que falamos, teremos a tendência a palavras que podem nos prejucar ou ao nosso próximo. Davi nos deixou um exemplo quando declarou sua vitória sobre Golias, mas lembrou de dar honras a Deus em suas palavras (I Samuel 17.37). Habacuque expressa sua fonte de alegria no Senhor e não nas circunstâncias (Habacuque 3.17-18).

Acho que você entendeu né? Seu sucesso ou seu fracasso começam pela boca! A palavra e capaz de criar, matar, trazer vida, gerar esperança, determinar conquistas, alavancar sonhos, levantar o abatido, enfraquecer o mais valente dos homens, mas sobretudo transformar o mundo!

Coloque palavras que edifiquem na sua boca, porque você sabe, "A boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12.34). Do quê tem se enchido seu coração? Qual tem sido a sua fonte de abastecimento de palavras?

E aí? O que vai ser? Vida ou morte? Construção ou destruição?

Graça e paz!

Mario Henriques


Contato: mariodalelena@gmail.com - henriquesmario2803@gmail.com
Canal no You Tube: https://youtu.be/1IIQQFU-ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: @mariodalelena

Comentários

  1. As nossas palavras devem estar controladas pelo Espírito Santo de Deus! Só Ele mesmo em nossas vidas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Que sejam agradáveis as palavras da minha boca..." Sal.19.14

Postagens mais visitadas deste blog

Pães e Peixes

Este é um tema emblemático relatado em Mateus, Marcos e João que deixa muito impactado quem lê, mas o que quero destacar não é o milagre da multiplicação, mas o milagre da generosidade de um menino que, provavelmente ofereceu o pouco que tinha em favor de todos. Importante destacar que havia uma multidão de quase cinco mil pessoas! Então eu te pergunto: Será que dessa galera toda ninguém tinha absolutamente nada? Honestamente, acredito que alguns tinham sim! As vezes achamos que  diante de uma multidão de problemas, não fará a menor diferença o pouco que podemos dar, mas não foi o que aquele menino pensou, é provável que tenha dito: "Aqui está o que tenho! É pouquinho mas pode ser que ajude"! Me arrisco a afirmar que Jesus não quis em nenhum momento fazer algo surreal, mas ensinar aos seus discípulos e a todos nós que NUNCA É POUCO o que doamos com o coração. A multiplicação se dá na DIVISÃO, o milagre está contido na generosidade do pouco doado e não apenas na quantid...

À deriva

" Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor." Mateus 9:36. Somos bombardeados com tantas coisas negativas, especialmente quando assistimos ao noticiário que além das nossas próprias preocupações temos as tragédias do dia a dia e ainda a tristeza de ver aqueles que deveriam defender nossos interesses, desviando o pouco que nós temos. A maldade do ser humano só aumenta a cada dia, ficamos tão perdidos e sem saber mais o que fazer, que nos sentimos como um barco em alto mar à deriva. Quando os acessórios do barco, como o leme, a vela ou especialmente o motor estão danificados, a única maneira de sair dessa situação desconfortável e aguardar o socorro. Quando estamos "à deriva" na vida espiritual, ficamos como ovelhas sem pastor, conforme foi citado no versículo 36 de Mateus 9, isso significa que perdemos o rumo, nos sentimos aflitos e desamparados, desacreditamos de ...