Pular para o conteúdo principal

Palavra: Vida ou Morte

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." Provérbios 18.21



Conhece a palavra "Influencer"? É a pessoa que tem poder de influência sobre outras de maneira positiva ou negativa. Se tem algo que nos influencia diretamente é a PALAVRA! Além do versículo citado no início dessa postagem que evidencia o poder que há em nossa língua a ponto de afirmar que a morte e a vida estão no poder da língua, a Bíblia nos dá vários exemplos sobre essa afirmação.

Tiago 3.1-12 faz várias referências ao poder desse pequeno membro dando adjetivos como: "fogo, mundo de maldades, veneno, mal que não se pode frear, fonte de água doce e amarga", mostrando apenas alguns aspectos. Entretanto a palavra já demonstrava seu poder desde a criação do mundo, em Gênesis 1.3 "Disse Deus: Haja luz, e houve luz." e em Mateus 4.4 Quando Jesus foi tentado, disse que "nem só de pão viverá o homem mas de toda a PALAVRA  que sai da boca de Deus", em Mateus 12.37 diz que seremos justificados ou condenados pelas nossas palavras.

E aí? Deu ruim ou deu bom? Se não buscarmos em Deus referências para tirarmos bom proveito daquilo que falamos, teremos a tendência a palavras que podem nos prejucar ou ao nosso próximo. Davi nos deixou um exemplo quando declarou sua vitória sobre Golias, mas lembrou de dar honras a Deus em suas palavras (I Samuel 17.37). Habacuque expressa sua fonte de alegria no Senhor e não nas circunstâncias (Habacuque 3.17-18).

Acho que você entendeu né? Seu sucesso ou seu fracasso começam pela boca! A palavra e capaz de criar, matar, trazer vida, gerar esperança, determinar conquistas, alavancar sonhos, levantar o abatido, enfraquecer o mais valente dos homens, mas sobretudo transformar o mundo!

Coloque palavras que edifiquem na sua boca, porque você sabe, "A boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12.34). Do quê tem se enchido seu coração? Qual tem sido a sua fonte de abastecimento de palavras?

E aí? O que vai ser? Vida ou morte? Construção ou destruição?

Graça e paz!

Mario Henriques


Contato: mariodalelena@gmail.com - henriquesmario2803@gmail.com
Canal no You Tube: https://youtu.be/1IIQQFU-ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: @mariodalelena

Comentários

  1. As nossas palavras devem estar controladas pelo Espírito Santo de Deus! Só Ele mesmo em nossas vidas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Que sejam agradáveis as palavras da minha boca..." Sal.19.14

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando o Egito...Será??

" Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão". Gálatas 5:1. Você certamente já ouviu a expressão "O povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu do povo". Não é raro encontrarmos pessoas que já viveram uma vida de escravidão no pecado, mas que mesmo depois de libertas acabaram voltando a praticar os mesmo erros. O único problema é que na grande maioria das vezes só levamos em consideração os pecados que mais se destacam, tais como; vícios, criminalidade, maldades, assassinato e outros que achamos pecados de verdade, mas a "mentirinha, a fofoquinha, a briguinha" e tudo mais que colocamos no diminutivo, permanecem fazendo parte de nossas vidas diariamente, e isso também é jugo de servidão.  O apóstolo Paulo nos exorta a permanecermos firmes, dando a entender que o nosso esforço é parte do processo libertador, em outras palavras afirmando que Deus não transforma a vida de ningué...

Esconderijo

Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Juízes 6: 11. Uma das brincadeiras que eu mais gostava na minha infância era "Pique esconde", na qual uma pessoa tapava os olhos e contava até dez ou mais enquanto as outras se escondiam, vencia quem conseguisse chegar até o ponto de início sem ser visto e batesse na parede. Assim como na brincadeira, Gideão estava escondido malhando trigo em um lugar feito para amassar uvas, com o objetivo de não ser encontrado pelos midianitas, não porque estava se divertindo, mas porque tinha medo, também se sentia muito incapaz de fazer algo para mudar a situação de seu povo. Durante certo tempo eu me sentia da mesma forma que Gideão,  pois até os 21 anos aproximadamente, me escondia "atrás da música", afinal Deus havia me dado esse dom com generosidade de forma que eu po...