Pular para o conteúdo principal

Emoção e razão

Somos movidos por emoções, alegria, raiva, paixão, tristeza, ódio, mágoa, etc. Por vezes temos a necessidade de controlar tais emoções para que a razão tome seu lugar, pois se não fizermos dessa maneira tornamo-nos inconsequentes, ferindo outras pessoas, a nós mesmos e principalmente entristecendo o Espírito Santo de Deus.

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." Efésios 4.30.

A frase "Foi mais forte do que eu" é talvez uma das maiores mentiras ditas por nós para justificarmos nossas atitudes erradas, imagino que esse tenha sido o primeiro sentimento de Davi quando tomou a mulher de Urias e o colocou posteriormente na frente de batalha para morrer, tentando consertar um erro com outro ainda pior (2 Samuel 11).

Não! Os fins não justificam os meios! Somos justificados de todo o pecado pelo sangue de Jesus, mediante ao nosso genuíno arrependimento, não remorso, porque esse último nos leva a mais erros em série enquanto que o arrepender-se de fato leva-nos para a redenção. (Romanos 8.1).

As consequências não poderão ser evitadas mesmo depois do arrependimento, porque ninguém planta maçã e colhe mamão, é a lei da semeadura, ou seja, plantou e colheu!

"Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Galatas 6.7.

O melhor mesmo é não errar, ou desempenharmos esforços de tal forma que vire um hábito fazer o que é certo e não o contrário.

Que estejamos pré dispostos a atuação do Espírito Santo em nossas vidas, para que sejamos luz em meio a tantas trevas que há nesse mundo.

Graça e paz! Deus te abençoe!

Mario Henriques.

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena
Instagram: @mariodalelena

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando o Egito...Será??

" Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão". Gálatas 5:1. Você certamente já ouviu a expressão "O povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu do povo". Não é raro encontrarmos pessoas que já viveram uma vida de escravidão no pecado, mas que mesmo depois de libertas acabaram voltando a praticar os mesmo erros. O único problema é que na grande maioria das vezes só levamos em consideração os pecados que mais se destacam, tais como; vícios, criminalidade, maldades, assassinato e outros que achamos pecados de verdade, mas a "mentirinha, a fofoquinha, a briguinha" e tudo mais que colocamos no diminutivo, permanecem fazendo parte de nossas vidas diariamente, e isso também é jugo de servidão.  O apóstolo Paulo nos exorta a permanecermos firmes, dando a entender que o nosso esforço é parte do processo libertador, em outras palavras afirmando que Deus não transforma a vida de ningué...

Esconderijo

Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Juízes 6: 11. Uma das brincadeiras que eu mais gostava na minha infância era "Pique esconde", na qual uma pessoa tapava os olhos e contava até dez ou mais enquanto as outras se escondiam, vencia quem conseguisse chegar até o ponto de início sem ser visto e batesse na parede. Assim como na brincadeira, Gideão estava escondido malhando trigo em um lugar feito para amassar uvas, com o objetivo de não ser encontrado pelos midianitas, não porque estava se divertindo, mas porque tinha medo, também se sentia muito incapaz de fazer algo para mudar a situação de seu povo. Durante certo tempo eu me sentia da mesma forma que Gideão,  pois até os 21 anos aproximadamente, me escondia "atrás da música", afinal Deus havia me dado esse dom com generosidade de forma que eu po...