Pular para o conteúdo principal

"Eu," inimigo meu

"Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço." 
Romanos 7:15



Durante muitos anos nós temos aprendido acerca de nosso maior inimigo,  e fazemos a pergunta: Quem é o nosso maior inimigo? Com muita facilidade a resposta vem: O diabo, inimigo de nossas almas! Mas se observarmos com um pouco mais de atenção a palavra de Deus vamos descobrir que nosso maior inimigo é alguém que não esperávamos, um ser inusitado, pensávamos que já o conhecia muito bem, mas ele está sempre nos desafiando, ele está mais próximo de nós do que imaginamos, ou seja, nós mesmos, somos sim nossos maiores inimigos, escravos do nosso ego, presos aos nossos desejos carnais, ambiciosos, caindo em armadilhas que na maioria das vezes nós mesmos é que preparamos com nossa falsa ingenuidade, quando digo falsa é porque sabemos que se fizermos certas coisas ou dermos condições a certas situações, vai acabar dando errado mas mesmo assim fazemos, com aquela famosa e velha desculpa: "Isso não tem nada a ver."


Quando o apóstolo Paulo afirma "mas o que aborreço isso sim faço" ele está querendo dizer "Não quero fazer o que é errado, mas acabo fazendo." Quantas vezes nos deparamos com situações em nosso dia a dia em que acabamos deixando o nosso instinto carnal falar mais alto que a voz do Espírito Santo, simplesmente porque nosso corpo está propenso a pecar, apesar de entregarmos nossas vidas a Jesus, Ele não nos faz como suas "marionetes" mas nos orienta o tempo todo a fazer escolhas certas, nós é que escolhemos o errado.


"Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Romanos 7:24 



Essas foram as declarações de Paulo, que não se achava "muito bom" só porque era apóstolo de Jesus. Alguns teólogos afirmam que o versículo acima refere-se a uma comparação com um costume romano de amarrar um cadáver aos criminosos como forma de castigo, então presumimos que ele queria dizer: "Quem me livrará de mim mesmo que estou cheio de pecados amarrados ao meu corpo como um cadáver apodrecendo?" Poxa! Então não tem saída! Se sou meu maior inimigo, quem então me livrará? 

De que jeito?

1- Reconhecendo que somos pecadores e erramos o tempo todo (Rom. 3:23).
2- Sendo humildes e não soberbos, somente porque temos um certo estudo ou ocupamos certas posições. (Ezequiel 21:26).
3- Colocando diante do Senhor nossas fraquezas, dizendo o nome de cada uma delas (II Coríntios 2:9).
4- Não dando condições ao pecado (Gálatas 6:7).
5- Vivendo em espírito (Gálatas 5:25).


Eu poderia fazer uma lista bem grande, porém o mais importante é que Jesus esteja realmente no controle da sua vida e que você não o queira apenas para te abençoar e te dar presentes mas para te corrigir e te levar a uma vida de plena graça através do arrependimento sincero.


Não há pecados que O Senhor não possa perdoar! Jesus te ama!


"Veio porém a lei para que a ofensa abundasse; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça." (Romanos 5:20).


Graça e paz! Vença seu maior inimigo!
Mario Henriques.


Contato: henriquesmario2803@gmail.com / mariodalelena@gmail.com
Twitter: @mariodalelena
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Instagran: @mario_henriquesm

Comentários

  1. É SEMPRE NECESSÁRIO ESTARMOS NA VONTADE DE DEUS E NOS DEIXAR SER GUIADOS PELO EU ESPÍRITO...

    "NÃO ME ESCOLHESTES VÓS A MIM, MAS EU VOS ESCOLHI A VÓS".

    BENÇÃOS DO SENHOR P/ VC!!
    http://intercessaoeoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Que sejam agradáveis as palavras da minha boca..." Sal.19.14

Postagens mais visitadas deste blog

Deixando o Egito...Será??

" Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão". Gálatas 5:1. Você certamente já ouviu a expressão "O povo saiu do Egito, mas o Egito não saiu do povo". Não é raro encontrarmos pessoas que já viveram uma vida de escravidão no pecado, mas que mesmo depois de libertas acabaram voltando a praticar os mesmo erros. O único problema é que na grande maioria das vezes só levamos em consideração os pecados que mais se destacam, tais como; vícios, criminalidade, maldades, assassinato e outros que achamos pecados de verdade, mas a "mentirinha, a fofoquinha, a briguinha" e tudo mais que colocamos no diminutivo, permanecem fazendo parte de nossas vidas diariamente, e isso também é jugo de servidão.  O apóstolo Paulo nos exorta a permanecermos firmes, dando a entender que o nosso esforço é parte do processo libertador, em outras palavras afirmando que Deus não transforma a vida de ningué...

Qual é a sua desculpa?

" Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás". Jeremias 1:6-7. Desculpas, desculpas e mais desculpas que não colam mais, porque quando se trata de um chamado de Deus tenha certeza de que ele sabe o que faz. Quando queremos evitar algo naturalmente inventamos uma boa desculpa não é mesmo? Nosso instinto de defesa aflora rapidamente, somos capazes até de fazer "caras e bocas" e até rola uma lágrima dramática se for necessário. Mas e spera aí! também não precisa se achar a pior pessoa do mundo! Quem nunca? O fato é que desde que o mundo é mundo as "desculpas esfarrapadas" são praticadas com fervor: - Adão: "A culpa é da mulher"! (Gen, 3:12). - Moisés: "Sou pesado de língua". (Êxodo 4:10).   - Gideão: "Minha família é a mais pobre e eu sou o menor de todos". (Juizes...