Pular para o conteúdo principal

Mordomos ou patrões??

"Pois qual é o maior, quem está à mesa ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu porém, entre vós sou como aquele que serve." Lucas 22.27


Está acontecendo nos dias de hoje uma prática muito comum entre algumas igrejas evangélicas, do tipo: "venham e sejam abençoados!" É claro que isso não está errado, desde o momento em que procuramos entender o significado de "sejam abençoados." Jesus é o maior exemplo que podemos ter, pois Ele era muito abençoado porque simplesmente era um abençoador, mas nós queremos receber bênçãos e não queremos abençoar, ou pelo menos não nos preocupamos com isso.

O que mais me impressiona é a clareza que a palavra de Deus nos mostra o quanto devemos ser "mordomos" mas insistimos em ser "patrões."
O patrão está sempre dando ordens:
- Faça do meu jeito! Eu determino que seja agora! Você sabe que isso é o melhor pra mim, então faça!

O mordomo está sempre seguindo as ordens impecavelmente:
- Sim Senhor! Exatamente como me pediu! Como preferir Senhor!

O patrão não aceita um "não" como resposta, mas o mordomo sabe que o "não" pode significar que tem algo melhor, mesmo que não entenda no primeiro momento.

O patrão está sempre com a palma da mão virada para cima, afim de receber tudo o que puder obter para acrescentar a sua riqueza, mas o mordomo está sempre com as mãos erguidas em sinal de humildade e devoção ao seu Senhor.

Se pararmos para observar essa pequena comparação, vamos até achar que é bem melhor sermos patrões, pois foi exatamente isso que pensaram os discípulos de Jesus em Lucas 22.24 quando discutiam sobre qual deles seria o maior, mas no versículo 26 Jesus diz que entre eles o maior deve ser o menor, e quem governa como quem serve.

O objetivo desse texto não é criticar igrejas e nem patrões no sentido literal da palavra, mas trazer ao entendimento a nossa missão de servir, de sermos humildes, de estarmos à disposição de quem precisa de nós e assim mudarmos em nome de Jesus nossa posição de "patrões de Deus" para a posição de "mordomos de Deus," porque MAIOR é quem SERVE.

Graça e paz!

Mario Henriques

Contato: mariodalelena@gmail.com
Canal no YouTube: https://youtu.be/1lIQQFU-7ko
Twitter: @mariodalelena

Comentários

  1. Geralmete, as propostas feitas por Jesus, nos Evangelhos, nunca, estiveram ligadas a recebermos alguma coisa. Mas, quase sempre, a darmos algo. Por quê? Porque quem tem Cristo, mesmo não tendo nada, possui tudo.

    "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos".
    1 João 3.16

    Deus abençoe a todos os Juvenis desta Linda Igreja.

    Alexandre Patrocinio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Que sejam agradáveis as palavras da minha boca..." Sal.19.14

Postagens mais visitadas deste blog

Permanecer Igreja

“Não fostes vós que me escolhestes Amim; pelo contrario, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. João 15.16 Nos versículos iniciais deste capítulo, Jesus deixa bem claro a condição para o crescimento e a geração de frutos: “... estar nele...” De outra forma, a conseqüência será: ser “cortado e lançado fora”. Uma introdução bem dura para quem desejava falar da importância do amor e do cuidado um pelo outro. Mas era necessária tal palavra, afinal Ele estava preparando os seus seguidores para uma caminhada desafiadora e que precisariam “andar com suas próprias pernas”. O “Ide” de Jesus continua soando em nossos ouvidos e junto ao “ide” o plantar e o cuidar. Veremos estes três pilares e com eles trabalharemos com o propósito de fazer com que os frutos alcançados até aqui, permaneçam! O Ir, o Plantar e o Cuidar. O Ir No capítulo 4. 34-

Sem porquês

" Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo". João 9:5-7 A nossa caminhada de fé é sempre seguida de situações que as vezes parecem bem estranhas ou fora de lógica, mas a maioria delas tem uma explicação depois, não exatamente um "por quê", mas um "para quê" aconteceu tal coisa. Certa vez ocorreu comigo algo que me deixou completamente sem entender os propósitos divinos para certa situação. Recebi de meu gerente na empresa onde trabalhava, a oportunidade de tirar minha habilitação para dirigir, mas embora houvesse entendido como uma grande benção de Deus, uma coisa que eu desejava muito, mas nem cogitava a possibilidade de ter, fui reprovado três vezes e até a data atual não sou habilitado.  Demorou um pouco para que eu assimilasse es

Incansáveis

"Mas o justo viverá da fé, e se ele recuar, nele não tem prazer a minha alma. mas nós não somos daqueles que retrocedem para a perdição; mas dos que tem a fé para a salvação da alma." Hebreus 10:38-39 "Senhor, por favor! Me ajude a salvar mais um!" Essa frase me impactou demais ao assistir o filme "Até o ultimo homem (Hacksaw Ridge)." Me fascinou demais ver um homem que não abriu mão de lutar para salvar a vida do máximo de soldados possíveis durante a segunda guerra, apesar de estar esgotado fisicamente, não exitou em permanecer no campo de batalha, movido pela fé em Deus, salvando cerca de 75 homens. Obs. Filme dirigido por Mel Gibson, baseado em fatos reais.  Ficar impactado é muito fácil, porque a história é envolvente e emocionante, o difícil é querer ser um Desmond T. Doss, hoje é bem mais fácil sentar no último banco da igreja, fazer uma cara de "santidade" e voltar feliz para a sua casa porque já pediu a sua benção e cumpriu seu ritu